Você não pode usar o botão direito neste documento! Tudo que puder levar: Tango

terça-feira, 23 de março de 2010

Tango






Li em algum lugar que o tango era um sentimento triste que se pode dançar. Mesmo não sabendo dançar, concordei. Pois esse ritmo morno como uma lágrima envolve minha alma, mesmo não entendendo bem o que as letras dizem (salvo algumas palavras cognatas que capto no ar sem muita pretensão) me emociono com a profundidade que as vozes expressam, com o ritmo maleável e, mais uma vez, envolvente que o tango possui. Tenho lido as traduções daqueles de qual mais gosto, e mesmo elas não tendo um sentido nítido (afinal são traduções amadoras) me satisfaço em não ser tão hipócrita de gostar de musicas que nem mesmo sei sobre o que falam.

Esse sopro de agonia, essa poesia mortífera que é o tango em toda a sua beleza musical e visual, atrai impiedosamente quem com ele se depara.

Como são belos e altivos os movimentos dos bailarinos ao dançarem o tango, toda a leveza, e em cada passo se vai, junto com os corpos dos dançantes, o olhar dos espectadores. Que levam consigo seus anseios, seu pesar, seus pensamentos ineficazes.

Isso pra mim é o tango, uma cultura abominada no país onde vivo. Encontrei em meus bons vizinhos esse deslumbre. Não que no Brasil não tenhamos musicas, ritmos, poesias maravilhosas, pelo contrário o Brasil é dotado de uma diversidade cultural imensurável, de uma beleza brasileiramente bela e distinta, mesmo entre aquilo que é seu. Mas não há como explicar, o tango é único, não melhor, mas único na emoção que proporciona como o samba (em comparação mesquinha) que também é único.

Ao fim dessas palavras de alguém que pouco conhece, mas que muito admira, deixo um trecho de uma canção que tem me emocionado...


[...] Tengo miedo del encuentro

con el pasado que vuelve

a enfrentarse con mi vida...

Tengo miedo de las noches

que pobladas de recuerdos

encadenan mi soñar... [...]


[...] Tenho medo do encontro

com o passado que volta

a enfrentar-se com minha vida...

Tenho medo das noites

que povoadas de lembranças

encadeiam meu sonhar... [...]

Volver

Alberto Cabañas


Nenhum comentário:

Postar um comentário